Transpes: Os motivos para ser eleita, por três vezes consecutivas, a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

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Transpes: Os motivos para ser eleita, por três vezes consecutivas, a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

Em 2016, a Transpes entrou, pela terceira vez consecutiva, no ranking das 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar, promovido pela revista Você s/a (Guia Você s/a – As Melhores Empresas para Você Trabalhar). Além de vencer em seu segmento (Logística e Transportes), a companhia ainda foi eleita a EMPRESA DO ANO e teve o seu Presidente, Sandro Gonzalez, escolhido como o CEO mais admirado do País. Entenda as razões que levaram a Transpes a conquistar esse destaque.

Para se tornar potência, uma empresa precisa, antes de mais nada, ter funcionários engajados e que acreditem no seu potencial e na cultura que ela pratica. Na Transpes, a cultura interna é o que move os relacionamentos e tudo é humanizado: o respeito com os funcionários se dá, antes de mais nada, como pessoa, para, aí sim, passar ao âmbito profissional. Essa cultura é fruto da visão do fundador da Transpes, o espanhol Tarsicio Gonzalez, falecido no início de 2016, que enxergava em seus funcionários o maior tesouro da companhia.

Nos dias de hoje, o que propicia esse cenário é o fato de a Transpes ter um corpo estratégico maduro e dirigentes bastante acessíveis. Programas como o “Café com Presidente”, em que funcionários se encontram com o dirigente máximo da companhia, para um bate-papo informal – sempre em pequeno número, para que a experiência seja o mais pessoal possível -, estão entre as diversas e recorrentes ações que a Transpes adota no seu cotidiano. Os diretores da companhia, por sua vez, transitam por todas as salas e os espaços comuns, para ter mais contato com os funcionários, que, por sua vez, os enxergam como referências e, ao mesmo tempo, como “iguais”.

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O departamento de RH, que segue padrões da norma ISO 9001:2008, fez uso dessa cultura mais humana Transpes e criou vários programas de assistência para os seus funcionários. Estes programa não foram desenvolvidos e pensados de forma forçada, ou comprados prontos. Foram criados de forma natural dentro da companhia e moldados por ela. Essa personalização busca valorizar e apoiar seus funcionários, de uma forma humana e pessoal. Vários destes programas já perduram por muitos anos e já são tão naturais para todos, que os funcionários sabem que podem acioná-los sempre. É assim que a companhia tem qualidade no trabalho e um ambiente harmônico e produtivo.

Um dos programas mais importantes desenvolvidos na Transpes é o chamado “Acolhimento”, por meio do qual a área de Recursos Humanos acolhe e escuta o funcionário de forma sigilosa. O intuito é auxiliar esse funcionário em suas demandas, pessoais ou profissionais, buscando, quando necessário, parcerias com outras instituições. Através do “Acolhimento”, a equipe de psicológicos da companhia ampara o funcionário, orienta-o e, quando possível, encaminha-o para a solução do seu problema.

Exemplo deste trabalho foi citado recentemente pelo programa Fantástico, da rede Globo de televisão, no quadro Chefe Secreto, que teve os primeiros episódios da temporada 2017 gravados na companhia e protagonizados pela Presidente do Conselho, Tarsia Gonzalez.  No primeiro episódio do quadro, o funcionário Adilson Rosa conta que buscou ajuda na Transpes para tratar o alcoolismo. O funcionário, que atua na filial de Atibaia-SP, foi trazido para Betim-MG, onde fica a sede da companhia, e encaminhado para uma clínica, onde recebeu o tratamento adequado e, depois de recuperado, foi reinserido em suas atividades profissionais.

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O serviço de “Acolhimento” aproxima também a empresa dos familiares dos seus funcionários, prestando apoio a parentes doentes, ou com alguma outra dificuldade, a fim de ajudá-los na resolução dos problemas. Isso porque muitos dos funcionários da companhia permanecem na estrada por longos períodos e suas famílias precisam de apoio durante essa ausência.

Outra iniciativa importante, desenvolvida recentemente, é o Programa de Orientação Financeira (POF). A Transpes, atenta à realidade do País e às consequências dela na vida dos seus funcionários, viu a necessidade de elaborar um programa que os orientasse no seu planejamento financeiro. Por meio de sessões individuais agendadas, os funcionários podem tirar dúvidas sobre produtos bancários, como rentabilizar melhor o dinheiro guardado e como traçar planos para reduzir o endividamento. O programa conta também com uma cartilha, que traz dicas valiosas para a gestão do orçamento pessoal e familiar.

Os benefícios e programas em prol dos funcionários não param por aí. A lista dos quesitos que fazem a Transpes figurar, pelo terceiro ano consecutivo, entre as 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar, segundo o Guia Você s/a, e ainda ter sido eleita a EMPRESA DO ANO pela edição 2016 desta importante publicação, é grande. Entre estes benefícios, podemos destacar:

  • Acompanhamento social;
  • Biblioteca e espaço de leitura nas instalações da empresa;
  • Captação de lideranças e formação de novos líderes na própria companhia;
  • Convênios com instituições de ensino, academias e outros, com sorteio de bolsas;
  • Empréstimo consignado;
  • Incentivo estudantil;
  • Ouvidoria;
  • PPR (de acordo com as metas estabelecidas, o empregado poderá obter até mais um salário nominal);
  • PPRI (Programa de Participação nos Resultados Individual);
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira;
  • Sala de estudos;
  • Subsídio para cursos de capacitação;
  • Vale-Transporte 100% gratuito;
  • Valorização dos talentos internos.

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