Por Agência CNT Transporte Atual
29/08/202319h02
Autoridades e especialistas discutiram soluções para os problemas logísticos que o sudeste brasileiro enfrenta
Nessa segunda e terça-feiras (28 e 29), Belo Horizonte (MG) sediou o Sudeste Export 2023, fórum com os principais nomes ligados ao setor portuário, de infraestrutura, logística e multimodalidade. O evento reuniu cerca de 200 dirigentes empresariais, autoridades e magistrados convidados para discutir temas como desenvolvimento econômico, gestão de portos, malha aérea e desenvolvimento de corredores logísticos. Nesses dois dias, foram realizados painéis e visitas a grandes empresas da cidade.
O Sudeste Export é um dos fóruns regionais do Brasil Export e marcou o fechamento do ciclo de debates de 2023, que antecede o evento nacional, que será promovido nos dias 16 e 18 de outubro, em Brasília (DF).
O diretor da CNT, Valter Souza, participou de um dos debates do evento com o tema “Corredores Logísticos e multimodalidade”. Com moderação de Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News, o painel ainda contou com participação de Felipe Queiroz, diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres); Ellen Martins, superintendente da ANTF (Associação Nacional dos Transportes Ferroviários); Rafael Furtado, gerente-geral de Regulatório da VLI; e Alfonso Gonzalez, presidente da Transpes.
Na ocasião, o diretor da CNT reforçou a importância de manter o debate a respeito da busca por um documento único do transporte, além de destacar a necessidade de investimentos em projetos de multimodalidade, especialmente no transporte de grãos.